quarta-feira, 16 de abril de 2014

“O que cabe no meu Mundo”: Pequeno reino, muitas histórias e grandes valores.




JUSTIFICATIVA:
          A construção de valores na criança está incorporada as suas vivências cotidianas no pequeno e no grande grupo por isso, é fundamental que percebam o quão importante é dizer obrigado, pedir desculpas, licença e, por favor, pois essas atitudes são necessárias para a boa convivência e estão presentes não só na sala de aula, mas também no cotidiano.
          Dentro dessa perspectiva,  e a partir do conhecimento  da coleção de livros  O QUE CABE NO MEU MUNDO  E  O QUE NÃO CABE NO MEU MUNDO, sentimos a necessidade de  trabalhar valores com os discentes da educação infantil, uma vez que compreendemos que este é um desafio que pode ser vencido agregando-se a ludicidade e a fantasia como aliadas.  
       Sabendo disso, criamos o projeto “O QUE CABE NO MEU MUNDO”: Pequeno reino, muitas histórias e grandes valores, buscando contribuir para construção dos valores  nas crianças de forma mais  lúdica e significativa.

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar as crianças, o conhecimento de valores que possam ajuda-las na construção de relações sócio- afetivas mais significativas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
. Construir combinados que favoreçam o convívio social;
.Desenvolver confiança em suas próprias possibilidades;
.Desenvolver a coordenação motora;
.Despertar a afetividade;
. Facilitar a interação;
. Reconhecer os diferentes modelos de família e seus costumes;
. Respeitar e aceitar as diferenças entre pessoas;
. Identificar os espaços habituais da escola;
.Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
. Reconhecer que, desde pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras;
.Desenvolver habilidades e manter atitudes de higiene consigo mesmo e com o ambiente;
.Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
.Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros;
. Participar de situações de leitura de diferentes gêneros.

CONTEÚDOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
. Conversas e relatos de vivências cotidianas;
. Nomes da criança, dos colegas e da professora;
. Alfabeto;
. Histórias infantis;
. Sondagem da escrita;
. Gêneros textuais diversos ( poesia, contos,  entre outros)
. Dramatização, desenhos.

MATEMÁTICA:
. Contagem oral;
. Cores
. Jogos direcionados;
.Noções de tempo/espaço;
.Reconhecimento de números;
.Conceitos matemáticos (maior/ menor, em cima/ embaixo, perto/ longe, entre outros).

NATUREZA E SOCIEDADE:
. Higiene pessoal e social;
.Dependências da escola;
. Membros familiares;
.História de vida do aluno.

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL:
. Regras de convivência;
. Boas maneiras;
. Valores (respeito, amor, paz, amizade, solidariedade, entre outros);
.Sentimentos e emoções;
. Aceitação de si mesma e autoconfiança.

MOVIMENTO:
. Brincadeiras;
. Música;
. Jogos.

MÚSICA:
. Exploração de vários ritmos musicais e gestos corporais;
.Cantigas de roda.

ARTES:
. Pintura;
. Desenhos;
.Recorte e colagem.

METODOLOGIA:
. Jogos e brincadeiras;
. Músicas e dramatizações;
.Vídeos e filmes;
.Leitura de textos informativos envolvendo os valores trabalhados;
 .Crachá com o nome de cada criança;
.Atividades referentes ao tema trabalhado, como: cruzadinhas, desenhos, questionamentos, etc.
.Confecção de murais, cartazes e um portfólio de produções da criança;
. Livro volante;
.Passeio extraclasse;

AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto ocorrerá mediante observações e registro  do envolvimento, interesse e participação das crianças nas atividades propostas. Para registrá-las, utilizaremos pautas e fichas de observação e câmeras fotográficas.

PRODUTO FINAL:
Exposição de fotos e trabalhos das crianças com a participação dos pais e responsáveis.


Um comentário:

  1. Amei o projeto, Vou trabalhar com os meus pequenos, Muito obrigada, Nadir.

    ResponderExcluir